
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA: O MOVIMENTO APARENTE DO SOL NO CÉU E A DURAÇÃO DOS DIAS E NOITES
2021; Issue: 30 Linguagem: Português
10.37156/relea/2020.30.083
ISSN1806-7573
AutoresWesley Quintiliano Vidigal, Sérgio Mascarello Bisch,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNo presente trabalho, relatamos a aplicação de duas atividades investigativas sobre o movimento aparente do Sol no céu, durante um dia e ao longo do ano, que foi realizada com estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas – futuros professores de Ciências do Ensino Fundamental – que participaram de um minicurso de formação inicial em Astronomia. A primeira atividade, sobre o movimento diário do Sol, foi implementada por meio de uma demonstração investigativa, conduzida pelo professor, utilizando o software Stellarium. A segunda, sobre a variação da duração do dia ao longo do ano, foi conduzida na forma de um laboratório aberto, em que os próprios estudantes coletaram os dados, manipulando o Stellarium. As atividades apresentaram uma boa participação e interação dos alunos entre si, com o professor e com a ferramenta Stellarium, e os dados indicam que além da aprendizagem de conceitos, estas proporcionaram aos estudantes uma vivência de procedimentos e atitudes característicos de uma investigação científica.
Referência(s)