UMA POÉTICA DA VIOLÊNCIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A NARRATIVA DE WANDER PIROLI

2020; UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1807-8591

Autores

Cilene Margarete Pereira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Em “A nova narrativa”, Candido destaca o carater urbano e realista de nossa producao literaria nas decadas de 1960 e 70. Para o critico, escritores como Rubem Fonseca e Joao Antonio promovem uma “especie de ultrarrealismo sem preconceitos” (CANDIDO, 1989, p. 211), no qual a violencia e a brutalidade sao tratadas tanto no nivel tematico quanto formal. Esta tendencia alcanca a atual producao literaria brasileira, uma vez que esta ligada nao so a nossa tendencia documental, mas sobretudo as consequencias de uma organizacao socioeconomica perversa e exclusiva, em que a voz marginal tem ganhado cada vez mais destaque por denunciar as oposicoes alarmantes entre ricos e pobres. O escritor Wander Piroli e, sem duvida, um dos grandes expoentes desse “novo realismo” (SCHOLLHAMMER, 2011). Autor de uma obra bastante variada, com uma producao que se estende da decada de 1950 ao ano de sua morte, em 2006, ele tem sido negligenciado pela critica brasileira, que se reporta a seu nome apenas para compara-lo a Joao Antonio ou fazer elogios pontuais. A partir do exposto, este texto tem por objetivo apresentar a obra de Wander Piroli e refletir sobre a existencia de uma poetica da violencia em sua narrativa, tratada tanto no nivel fisico e social (GINZBURG, 2013) quanto simbolico (BOURDIEU, 2014), considerando o exame de dois contos da coletânea E preciso comer a grama (2006): “Assim ficou melhor para todo mundo” e “Oh, Deus de misericordia”.

Referência(s)