
O NOME DA ROSA: UMA OFICINA POR ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES SOBRE A OBRA DE UMBERTO ECO EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 11; Issue: 33 Linguagem: Português
10.26514/inter.v11i33.4032
ISSN2177-7691
AutoresKetlyn Correia Garcia, Tânia Denise Miskinis Salgado,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoNeste trabalho utilizaremos o romance de Umberto Eco “O Nome da Rosa” como ferramenta temática para uma abordagem pedagógica interdisciplinar em um curso Pré-Vestibular Popular. Como referencial teórico utilizaremos os princípios e discussões elencados pelo educador brasileiro Paulo Freire, uma vez que o espaço educacional escolhido para este tipo de abordagem já faz utilização de tal teórico e, também, porque nosso público alvo é formado por classes populares compostas por trabalhadores e trabalhadoras que buscam acessar o Ensino Superior. Como objetivo principal de pesquisa analisaremos se tal tipo de abordagem contribuiu para a construção e incentivo ao pensamento crítico destes sujeitos. Averiguaremos também se atividades como esta contribuem para a desconstrução de que o conhecimento é dividido em áreas específicas, podendo receber contribuições de outras disciplinas. Traremos para análise, também, os pontos interdisciplinares utilizados para a discussão. Como resultado, observamos que os e as estudantes acharam interessante este tipo de atividade, que incentivou o pensamento crítico, bem como incentivou a correlação dos conhecimentos entre áreas. Como objetivos da aplicação da oficina, elencamos o incentivo à leitura, revisão de conteúdos e também a desconstrução da ideia de que a ciência é uma verdade absoluta. Em tais pontos tivemos sucesso, segundo as respostas dos e das estudantes envolvidos.
Referência(s)