
Inclusão escolar e nomenclaturas para pessoas com deficiência: algumas reflexões com professores de Damolândia/GO
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.9771/cgd.v6i3.38381
ISSN2525-6904
AutoresJessica Hilário Pinto, Gláucia Vieira Cândido,
Tópico(s)Education and Public Policy
Resumo<p class="Resumo">Neste artigo, apresentamos um estudo sobre o uso de nomenclaturas atribuídas às pessoas com deficiência no decorrer dos anos no contexto educacional brasileiro. Pretendemos discutir as concepções de profissionais envolvidos no ensino inclusivo ao adotarem determinados termos lexicais. Para tanto, buscamos aporte teórico em Mantoan (2003), Skliar (2003; 2006), Jannuzzi (2004), Sassaki (2005), Reis (2006; 2013), Vieira (2013), Santos e Reis (2016), dentre outros. Para realização do estudo, foi utilizada a metodologia investigativa qualitativa, fundamentada em Gil (2002) e Silveira e Córdova (2009). Os dados de pesquisa foram obtidos por meio de questionários e de entrevistas com professores da cidade de Damolândia, no Estado de Goiás. Os resultados deste estudo revelam que, no contexto pesquisado, apesar de os princípios de inclusão terem propiciado a criação de diversas leis e decretos, ainda é preciso refletir muito sobre o tema. Nesse sentido, evidencia-se também a necessidade de políticas públicas que visem a dar uma nova dinâmica aos discursos e práticas educacionais inclusivas vigentes. <strong></strong></p><div> </div>
Referência(s)