Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ENSINO DA ARTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

2020; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29327/230485.3.1-7

ISSN

2595-0401

Autores

Ana Beatriz Forte Bortolucci, Juliana Valenzola, Carla Maria Nicola Coletti,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O ensino de Arte enfrentou diversos obstáculos frente ao reconhecimento enquanto área epistemológica e buscou obter espaços nos normativos que embasam a legislação educacional brasileira, se constituindo enquanto componente curricular obrigatório somente com a homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) 9394/96. Entretanto, a autenticação de um novo documento que entrou em vigor no ano de 2020, ocasionando mudanças no currículo brasileiro e consequentemente no ensino da Arte: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo desta pesquisa é analisar as possíveis alterações no ensino da Arte com a implantação da BNCC. A metodologia utilizada para construção deste trabalho consistiu em uma revisão bibliográfica, na qual foram selecionados livros, artigos, revistas e redes eletrônicas. Como resultados foi possível constatar a abertura para interpretações errôneas que a BNCC proporciona em comparação aos demais normativos, acarretando em receios e déficits na formação docente. A Arte não deve ser menosprezada na nova estruturação curricular, é preciso repensar esta questão, pois ela contribui para o desenvolvimento pleno do indivíduo, aperfeiçoando sua sensibilidade e criatividade possibilitando um melhor convívio em sociedade, de modo a intervir na mesma maneira autônoma propondo soluções inovadoras que a arte é capaz de proporcionar.

Referência(s)