Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Uma Nova Configuração do Sistema de Gestão de Desempenho de uma Instituição Federal de Ensino Superior à Luz dos Princípios Globais de Contabilidade Gerencial

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 15; Issue: 4 Linguagem: Português

10.21446/scg_ufrj.v0i0.27512

ISSN

1982-7342

Autores

Natália Fernandes Silveira, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A análise do Sistema de Gestão de Desempenho (SGD) a partir dos Princípios Globais de Contabilidade Gerencial (PGCG) é relevante, considerando um quadro paradoxal em que por um lado, as universidades são uma importante engrenagem social na difusão de conhecimento e inovação, e por outro são um retrato retrógrado, consideradas ineficientes, lentas e burocratizadas em seus organismos centrais (PIRES; MACÊDO, 2006; VIEIRA; VIEIRA, 2003). O presente estudo tem por objetivo a investigação do nível de institucionalização da mudança institucional ocasionada por uma transição mandatária em uma Instituição Federal de Ensino Superior no Brasil, a partir da percepção dos gestores. A pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva quanto aos objetivos, aplicada quanto a natureza do problema com abordagem qualitativa e análise de dados transversais. Utilizando-se de um estudo de caso interpretativista, foram realizadas 26 entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados, tendo como base o Sistema de Gestão de Desempenho, parametrizado pelos Princípios Globais de Contabilidade Gerencial. Os resultados evidenciam dez categorias sendo estas: abertura, contrato de gestão, ferramentas gerenciais, foco estratégico, inovação tecnológica, integração, processo de comunicação, sobrecarga, transparência e algumas mudanças gerais, tendo a Teoria Institucional como fundamento. Conclui-se que mudanças mandatárias acarretam mudanças institucionais significativas. O processo de institucionalização da mudança encontra-se em fase de objetificação, enquadrando-se como semi-institucionalizado.

Referência(s)