Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EDUCAÇÃO INFANTIL E CULTURA ADOTIVA: O TRABALHO COM OS FILMES INFANTIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL/ CHILDHOOD EDUCATION AND ADULT CULTURE: WORKING WITH CHILDREN'S MOVIES IN THE PEDAGOGICAL PRACTICE OF THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION TEACHER

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n2-247

ISSN

2525-8761

Autores

Sandra Regina Mantovani Leite, Isadora Rosadiuk de Campos,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O presente estudo tem por objetivo demonstrar a importância da ação docente para a consolidação da cultura adotiva, bem como apresentar diferentes filmes sobre a adoção no contexto da Educação Infantil. Justifica-se, a importância da temática trabalhada, por acreditar que a adoção é realidade para inúmeras famílias brasileiras, e assim surge a necessidade de utilizar o cinema, e mais especificamente os filmes infantis, como instrumento para dialogar sobre a temática com crianças, seus professores e suas famílias. Unir a temática do cinema à prática docente se transformou num expressivo atrativo, pois os filmes infantis fazem parte da cotidianidade das crianças independente do nível social a que pertencem. Para tanto, partiu-se de uma breve caracterização sobre as diferentes configurações familiares, e da Base Nacional Comum Curricular, como documento norteador para a prática pedagógica do professor. Dessa forma, a metodologia deste trabalho contemplou a pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e a análise documental de filmes infantis, sendo sustentada em fontes como: artigos, periódicos, filmes e livros. Os resultados da pesquisa indicam que, se faz necessário a formação continuada de professores para a compreensão do trabalho pedagógico sobre a adoção. Deseja-se com esse trabalho apresentar as mudanças advindas da trajetória da família, abrindo espaço para a família adotiva, a fim de mostrar que apesar de pouco discutido ou ausente, a adoção precisa ser vista, apresentada e trabalhada sem preconceitos ou medos. Para a criança, sujeito principal no processo, a importância de um trabalho comprometido e humanizado na prática pedagógica possibilitará o desenvolvimento pleno em todas as dimensões educativas, quais sejam: éticas, estéticas, inter relacionais e cognitivas. A criança enquanto sujeito de direitos, tem o direito de ter uma família, ser respeitada e os adultos como mais experientes no processo de aprender – gestores, professores, pais e responsáveis – precisam conhecer e respeitar as especificidades das famílias, dentre elas, a constituída por adoção.

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