Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESTUDANTES EGRESSOS DA ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR GEOGRÁFICO

2020; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

10.51359/2594-9616.2020.247889

ISSN

2594-9616

Autores

Juliana Nóbrega de Almeida, Francisco Kennedy Silva dos Santos,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Esse artigo tem como objeto central uma análise propositiva dos mecanismos de acesso e permanência no ensino superior como construtores e modeladores de sistemas territoriais possíveis de inclusão. Elegemos a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como recorte para compreensão de campos de limitação e possibilidades de acesso e permanência de alunos egressos da educação básica da rede pública de ensino. Assim, as questões trazidas nessa investigação têm a intenção de contribuir para a compreensão dos desafios diante do acesso e da permanência dos estudantes egressos da escola pública na educação superior. Portanto, com essa pesquisa, buscamos mobilizar o interesse dos pesquisadores da Ciência Geográfica e de áreas afins diante da construção de processos de inclusão, numa vertente social e educacional, com o propósito de construirmos espacialidades menos desiguais junto aos espaços acadêmicos, promovendo cidadania e emancipação por meio do acesso e da permanência mais democráticos às instituições de ensino superior.

Referência(s)