
Avaliatividade em comentários sobre postagens dedicadas à verificação de notícias falsas nas eleições presidenciais de 2018
2021; Volume: 1; Issue: 4 Linguagem: Português
10.25189/2675-4916.2020.v1.n4.id233
ISSN2675-4916
AutoresRodrigo Esteves de Lima-Lopes, Karen Tank Mercuri, Maristella Gabardo,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste artigo tem por objetivo estudar os comentários realizados por usuários de uma mídia social em resposta a 15 postagens de uma agência verificadora de fatos às vésperas do segundo turno das eleições de 2018. A relevância desse estudo se encontra na constatação de que além de sua grande proliferação, as fakenews assinalam a sua influência para a criação de um mundo pós-verdade, no qual posicionamentos pesam mais do que fatos. Nossas bases teóricas associadas a esta análise estão na Linguística Sistêmico-Funcional, mais especificamente no sistema de avaliatividade. A coleta de dados foi realizada por meio de ferramentas automáticas de raspagem sendo processadas por meio de programas escritos na linguagem R. As análises se pautam na rede de colocados que se forma, as frequências de usos e as relações entre eles que nos levam a identificar padrões dentro das argumentações propostas nos comentários. Essas percepções são complementares a análise da gramaticalização das hashtags e seus múltiplos usos dentro das linhas argumentativas apresentadas pelos usuários. Os resultados mostram que os comentários não trazem reflexões sobre o conteúdo dos fatos desmentidos pela agência, sendo comum o discurso de polarização política, utilizando métodos argumentativos específicos, como a prova por contradição.
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