
Foregrounds e Educação Financeira Escolar de estudantes da Educação de Jovens e Adultos
2021; Volume: 2; Linguagem: Português
10.37853/202116
ISSN2675-1933
AutoresArlam Dielcio Pontes da Silva, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente estudo é um ensaio teórico que tem como objetivo discutir a ideia de foreground proposta pela Educação Matemática Crítica e sua relação com a Educação Financeira Escolar de estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, considerando os fundamentos políticos e sociais da Educação Matemática Crítica para uma formação cidadã, é realizado um diálogo que agrega as ideias de Paulo Freire, Ole Skovsmose, Zygmunt Bauman e António Damásio. Concordamos com a abordagem dos autores sobre as emoções estarem ligadas ao processo de tomada de decisões financeiras. Entretanto, a partir de uma educação escolar crítica é possível que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos reinterpretem suas experiências e seu contexto de vida para modificar seus foregrounds. Desta forma, compreendemos que a formação de amplos foregrounds está associada a um trabalho pedagógico que potencializa as interpretações dos sujeitos em relação às suas experiências. Palavras-chave: Foregrounds. Educação de jovens e adultos. Educação financeira escolar. Educação matemática crítica.
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