Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ideal cívico republicano na escola pública paranaense na revista A Escola

2020; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5433/2238-3018.2020v26n1p1

ISSN

2238-3018

Autores

Ariele Aline Teixeira Ortiz, Gisele Ferraz, Maria Julieta Weber Cordova,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

A pesquisa objetivou compreender como o ideário cívico republicano foi difundido na escola pública paranaense. Para o estudo, de cunho documental, foram consultadas duas edições de 1921 da Revista A Escola, do Grêmio dos Professores Públicos do Paraná, disponíveis na Hemeroteca da Biblioteca Nacional Digital. O estudo apoiou-se nos conceitos de cultura escolar de Dominique Julia e inculcação cultural de Bourdieu e Passeron. Considerou-se, a partir da análise documental realizada, que a referida Revista utilizou-se do papel do professor primário como meio de divulgação e legitimação de ideias republicanas, almejando formar um cidadão obediente, defensor da pátria, trabalhador e pacífico.

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