Artigo Produção Nacional

Metodologias ativas no ensino em administração: desenvolvimento do projeto de intervenção no Mercado de Casa Amarela, Recife-PE

2018; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2316-3801

Autores

Fernando Pontual de Souza Leão Júnior, Cristóvão de Souza Brito, Rita Patrícia Almeida de Oliveira,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Resumo O presente artigo a analisa e avalia os resultados da aplicacao de uma metodologia de ensino baseada em projetos a estudantes do 8o periodo do curso de Administracao da FACIPE/UNIT. Os alunos foram instados a fazer uma intervencao junto a pequenos comerciantes no Mercado Publico de Casa Amarela, Recife-PE, onde realizaram um diagnostico das principais deficiencias, no âmbito da gestao, e organizaram uma jornada com minicursos voltada a atender essas demandas. O projeto denominou-se Administracao em Acao e ocorreu durante o periodo de marco a julho de 2016. A metodologia de analise dos resultados do projeto foi, inicialmente, quantitativa, por meio de um questionario aplicado aos participantes do projeto. E, em um segundo momento, apos as respostas dos questionarios. Apos essa etapa, foram realizadas entrevistas com alguns estudantes, visando aprofundar aspectos considerados relevantes a aprendizagem obtida. Os resultados indicaram que a vivencia pratica do projeto levou-os a compreensao das diversas habilidades e competencias necessarias a atividade do administrador. Diante disso, aumentou o interesse de modo significativo no aprofundamento dos conhecimentos das areas de conhecimento proprias da administracao. Evidencia-se, dentre as metodologias citadas, que a PBL e a TBL para o Curso de Administracao alem de incorporararem todas as caracteristicas ja mencionadas, tambem contemplam especificidades e inerencias tipicas do mister profissional do administrador. Quais sejam: a de exigirem atributos que perpassam, transversalmente, as questoes relacionadas estritamente ao aprendizado implicito na matriz curricular. Entre eles, a administracao de conflitos e a definicao e reconhecimento de competencias no ambiente organizacional. ABSTRACT This article analyzes and evaluates the results of a project-based teaching methodology applied to students from the 8th period of the FACIPE / UNIT course of Administration. The students were asked to intervene with small merchants in the Casa Amarela Public Market, Recife-PE, where they performed a diagnosis of the main deficiencies in the management area, and organized a mini-course with a focus on the meeting demands. The project was called ‘Administration in Action’ and occurred during the period from March to July 2016. The methodology of analysis results was initially quantitative, through a questionnaire applied to the project participants. And, in a second moment, after the answers of the questionnaires, used a qualitative approach. After this stage, interviews were conducted with some students, aiming to deepen aspects considered relevant to the obtained learning. The results indicated that the practical experience of the project led them to understand the various skills and competencies required for the administrator's activity. As a result, it has significantly increased the interest in deepening the knowledge of the administration's areas of knowledge. It can be seen that, among the aforementioned methodologies, the PBL and TBL for the Administration Course, besides incorporating all the mentioned characteristics, also contemplate specificities and inherent characteristics typical of the professional manager. Which are: to require attributes that cross, transversally, the issues related strictly to the learning implicit in the curriculum matrix. Among them, the administration of conflicts and the definition and recognition of competences in the organizational environment. Keywords: Administration, Teaching, Active methodologies, Innovation, Project practices. RESUMEN El presente articulo la analiza y evalua los resultados de la aplicacion de una metodologia de ensenanza basada en proyectos a estudiantes del 8o periodo del curso de Administracion de la FACIPE / UNIT. Los alumnos fueron instados a hacer una intervencion junto a pequenos comerciantes en el Mercado Publico de Casa Amarilla, Recife-PE, donde realizaron un diagnostico de las principales deficiencias, en el ambito de la gestion, y organizaron una jornada con minicursos volcados a atender esas demandas. El proyecto se denomino Administracion en Accion y ocurrio durante el periodo de marzo a julio de 2016. La metodologia de analisis de los resultados del proyecto fue, inicialmente, cuantitativa, por medio de un cuestionario aplicado a los participantes del proyecto. Y, en un segundo momento, despues de las respuestas de los cuestionarios. Despues de esa etapa, se realizaron entrevistas con algunos estudiantes, buscando profundizar aspectos considerados relevantes al aprendizaje obtenido. Los resultados indicaron que la vivencia practica del proyecto los llevo a la comprension de las diversas habilidades y competencias necesarias para la actividad del administrador. En consecuencia, aumento el interes de manera significativa en la profundizacion de los conocimientos de las areas de conocimiento propias de la administracion. Se evidencia, entre las metodologias citadas, que la PBL y la TBL para el Curso de Administracion ademas de incorporar todas las caracteristicas ya mencionadas, tambien contemplan especificidades e inherencias tipicas del mister profesional del administrador. ?Cuales son: la de exigir atributos que atraviesan transversalmente las cuestiones relacionadas estrictamente al aprendizaje implicito en la matriz curricular. Entre ellos, la administracion de conflictos y la definicion y reconocimiento de competencias en el ambiente organizacional. Palabras clave: Administracion, Ensenanza, Metodologias activas, Innovacion, Practicas de proyectos.

Referência(s)