Artigo Acesso aberto Produção Nacional

WARI’: IDENTIDADE E DIFERENÇA NA COMPOSIÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

2021; Volume: 5; Issue: Especial Linguagem: Português

10.36524/profept.v5iespecial.1108

ISSN

2594-4827

Autores

Fernanda Léia Batista Souza Estêvão, Xênia de Castro Barbosa,

Tópico(s)

Indigenous Health and Education

Resumo

Este artigo visa compartilhar reflexões tecidas no âmbito da pesquisa intitulada “A Política de inclusão e os fatores de permanência e êxito dos estudantes indígenas no IFRO/Campus Guajará-Mirim”, a qual se encontra em desenvolvimento no Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, no Instituto Federal de Rondônia. Trata-se de um recorte que aborda a temática da identidade e da diferença, considerando os desafios da inclusão educacional de estudantes indígenas da etnia Wari’. A aquisição dos dados foi realizada com base no método da História Oral e em observações em campo de tipo não-participante realizadas no Campus Guajará-Mirim do IFRO e em aldeias da Terra Indígena Igarapé Lage. A base teórica que deu suporte às análises relaciona-se ao campo da Educação Intercultural. Os resultados apontam para a necessidade de aprimoramento da política institucional de inclusão, permanência e êxito estudantil, ampliação do diálogo intercultural, adaptações curriculares e valorização da oralidade nos processos avaliativos.

Referência(s)