Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Professores discutindo a significação do conhecimento no clube de matemática

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 16; Linguagem: Português

10.5007/1981-1322.2021.e77234

ISSN

1981-1322

Autores

Mayline Regina Silva, Wellington Lima Cedro,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o conhecimento matemático e suas relações com a formação inicial de professores de matemática. Apresentaremos reflexões sobre a relação da significação de tal conhecimento e o estudo do movimento lógico-histórico de conceitos. Posteriormente, abordaremos aspectos da metodologia desenvolvida na investigação, base deste artigo. Para então, apresentar alguns dados construídos e analisados, que nos deram indícios acerca da percepção de que o conhecimento é uma síntese lógica da história humana; da perspectiva de um conhecimento como elemento maior para a emancipação dos sujeitos; e da apreensão da realidade pela essência e não pela aparência, em prol de uma organização do ensino de matemática apropriado, pautada na Teoria Histórico-Cultural.

Referência(s)