Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Associação dos fatores de estresse e sintomas depressivos com o desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem

2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 53; Linguagem: Espanhol

10.1590/s1980-220x2018030403530

ISSN

1980-220X

Autores

José Ricardo Ferreira da Fonseca, Ana Lúcia Siqueira Costa, Maiara Rodrigues dos Santos, Rodrigo Marques da Silva, Simone Alvarez Moretto,

Tópico(s)

Workplace Health and Well-being

Resumo

To verify the association of stress factors and depressive symptoms with the academic performance of nursing students.Cross-sectional, quantitative, observational research conducted at a public university in Manaus. Socio-demographic data, academic performance coefficient and individual semester performance, the Instrument for the Assessment of Stress in Nursing Students and the CES-D Center for Epidemiologic Studies Depression Scale were used to characterize the students. Pearson's correlation coefficient, ANOVA test and multiple linear regression were used for the analysis.155 nursing students participated in the study. The stress factors "performance of practical activities", "professional communication" and "professional education" had a positive correlation with individual semester performance, while the factors "depressive affect", "interpersonal" and "somatic/attitudes" had a negative correlation.The present study identified positive impacts of stress factors on academic performance, however, the presence of depressive symptoms was associated with lower academic performance.Verificar a associação dos fatores de estresse e da sintomatologia depressiva com o desempenho acadêmico de estudantes de enfermagem.Pesquisa observacional, transversal, quantitativa, realizada em uma universidade pública em Manaus. Utilizou-se de dados sociodemográficos para a caracterização dos estudantes, do coeficiente de rendimento escolar e rendimento semestral individual, da Escala de Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem e da Escala de rastreamento de sintomatologia depressiva. Para a análise, foi utilizado o Coeficiente de correlação de Pearson, teste de ANOVA e a regressão linear múltipla.Participaram 155 estudantes de enfermagem. Os fatores de estresse na realização das atividades práticas, comunicação profissional e formação profissional tiveram uma correlação positiva com rendimento semestral individual, enquanto o fator depressão, interpessoal, somática e iniciativa tiveram correlação negativa.O presente estudo identificou aspectos positivos dos fatores de estresse para um melhor desempenho acadêmico, todavia, a presença de sintomas depressivos implicou menor desempenho acadêmico.Verificar la asociación de los factores de estrés y la sintomatología depresiva con el desempeño académico de estudiantes de enfermería.Investigación observacional, transversal, cuantitativa, realizada en una universidad pública en Manaus. Se utilizaron datos sociodemográficos para la caracterización de los estudiantes, del coeficiente de rendimiento escolar y rendimiento semestral individual, la Escala de Evaluación de Estrés en Estudiantes de Enfermería y la Escala de rastreo de sintomatología depresiva. Para el análisis, se utilizó el Coeficiente de correlación de Pearson, la prueba de ANOVA y la regresión lineal múltiple.Participaron 155 estudiantes de enfermería. Los factores de estrés en la realización de las actividades prácticas, comunicación profesional y formación profesional tuvieron una correlación positiva con rendimiento semestral individual, mientras que el factor depresión, interpersonal, somático e iniciativa tuvieron correlación negativa.El presente estudio identificó aspectos positivos de los factores de estrés para un mejor desempeño académico, sin embargo la presencia de síntomas depresivos implicó menor desempeño académico.

Referência(s)