Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

2018; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29327/230485.1.2-10

ISSN

2595-0401

Autores

Tamires Daiane da Silva, Elaine Cristina Gardinal Pizato,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Os jogos e brincadeiras têm grande importância frente ao aprendizado de alunos do ensino fundamental, bem como sua contribuição para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Para isso, investigou-se brevemente a evolução ocorrida no ensino no Brasil a partir da década de 70, e a importância das ferramentas lúdicas aliadas ao processo de ensino e aprendizagem. Esse artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem entre alunos do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras. Trata-se de um relato de experiência de um estágio institucional. Para a elaboração desse artigo, recorreu-se a livros e bases de dados como a BVS-PSI e o Google Acadêmico. Ao realizar este estágio e utilizar várias atividades de cunho lúdico, pôde-se identificar vários resultados positivos como o fortalecimento do trabalho em grupo; melhor adaptação ao meio social; o desenvolvimento do raciocínio lógico; aprendizagem e internalização de regras; aprendizagem de formas geométricas; realização de operações matemáticas; e o engajamento de alunos considerados com dificuldades e/ou desmotivados. Em casos extremos, os jogos podem nortear os profissionais da Pedagogia, Psicopedagogia ou Psicologia a identificar a existência de possíveis transtornos de aprendizagem, ou ainda, descartá-los.

Referência(s)