
A adaptação da narrativa-game de Halliday’s Easter Egg Hunt para o filme Ready Player One
2021; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 38; Linguagem: Português
10.11606/issn.2317-9511.v38p217-233
ISSN2317-9511
AutoresFernanda Martins Ferreira de Araujo, Líliam Cristina Marins,
Tópico(s)Media, Gender, and Advertising
ResumoO videogame fictício Halliday’s Easter Egg Hunt, presente no romance Ready Player One (Cline, 2011), é uma ode ao universo geek da década de 1980, uma vez que apresenta, no formato de Easter Eggs, elementos culturais (principalmente filmes e jogos) da década mencionada. No ano de 2018, o estúdio Warner Brothers lançou a adaptação cinematográfica desse romance, questionando a afirmação de Cline sobre a inadaptabilidade de sua obra. O presente trabalho propõe uma análise das soluções encontradas pelos adaptadores, considerados como co-criadores nesta abordagem (Hutcheon, 2013), ao adaptar a narrativa-game (Aarseth, 1997; 2005) apresentada no livro para a estética cinematográfica. A análise da adaptação demonstrou que tanto a estética cinematográfica (Edgar-Hunt, Marland e Rawle, 2010; Bordwell e Thompson, 2013) quanto os princípios estruturais de um game nortearam a transformação do meio impresso para o cinematográfico.
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