Artigo Acesso aberto Produção Nacional

INTERVENÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR PARA A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR / EDUCATIONAL PSYCHOLOGY INTERVENTION FOR TEACHERS’ MENTAL HEALTH

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n2-605

ISSN

2525-8761

Autores

Gabriele de Almeida Uchôa, Amanda Souza Costa, Ana Beatriz Pereira da Silva, Anne Paula Santos Bandeira da Silva, Daniele da Costa Cunha Borges Rosa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A docência é repleta de desafios e responsabilidades que, muitas vezes, acabam sendo prejudiciais ao bem estar do educador, derivando desse fato a necessidade de buscar auxílio de um profissional da Psicologia para a construção de novas formas de mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Em virtude disso, este artigo tem como objetivo apresentar as eventuais demandas relacionadas à saúde mental dos professores, visando à elaboração de um projeto de intervenção para atender esses docentes. Dessa forma, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos para a coleta de registros, recorreu-se aos princípios da pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Roraima, envolvendo uma amostragem de dois psicólogos e quatro docentes do Campus Boa Vista. Os registros obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram analisados seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se a importância da psicologia escolar no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental dos docentes e demais sujeitos da comunidade escolar. Concluiu-se que a proposta de intervenção do serviço de psicologia do Campus Boa Vista deverá, nas ações específicas aos docentes, ampliar a discussão sobre as múltiplas causalidades dos problemas, situações adversas ou tensões existentes no ambiente escolar, envolvendo-os na construção de um espaço de convivência de qualidade e saudável para todos. Palavras-chave: A docência é repleta de desafios e responsabilidades que, muitas vezes, acabam sendo prejudiciais ao bem estar do educador, derivando desse fato a necessidade de buscar auxílio de um profissional da Psicologia para a construção de novas formas de mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Em virtude disso, este artigo tem como objetivo apresentar as eventuais demandas relacionadas à saúde mental dos professores, visando à elaboração de um projeto de intervenção para atender esses docentes. Dessa forma, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos para a coleta de registros, recorreu-se aos princípios da pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Roraima, envolvendo uma amostragem de dois psicólogos e quatro docentes do Campus Boa Vista. Os registros obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram analisados seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se a importância da psicologia escolar no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental dos docentes e demais sujeitos da comunidade escolar. Concluiu-se que a proposta de intervenção do serviço de psicologia do Campus Boa Vista deverá, nas ações específicas aos docentes, ampliar a discussão sobre as múltiplas causalidades dos problemas, situações adversas ou tensões existentes no ambiente escolar, envolvendo-os na construção de um espaço de convivência de qualidade e saudável para todos. A docência é repleta de desafios e responsabilidades que, muitas vezes, acabam sendo prejudiciais ao bem estar do educador, derivando desse fato a necessidade de buscar auxílio de um profissional da Psicologia para a construção de novas formas de mediação do processo de ensino e de aprendizagem. Em virtude disso, este artigo tem como objetivo apresentar as eventuais demandas relacionadas à saúde mental dos professores, visando à elaboração de um projeto de intervenção para atender esses docentes. Dessa forma, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; quanto aos procedimentos para a coleta de registros, recorreu-se aos princípios da pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Roraima, envolvendo uma amostragem de dois psicólogos e quatro docentes do Campus Boa Vista. Os registros obtidos nas entrevistas semiestruturadas foram analisados seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa. Evidenciou-se a importância da psicologia escolar no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental dos docentes e demais sujeitos da comunidade escolar. Concluiu-se que a proposta de intervenção do serviço de psicologia do Campus Boa Vista deverá, nas ações específicas aos docentes, ampliar a discussão sobre as múltiplas causalidades dos problemas, situações adversas ou tensões existentes no ambiente escolar, envolvendo-os na construção de um espaço de convivência de qualidade e saudável para todos.

Referência(s)
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