
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: UMA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA / AIR POLLUTION: A THEME FOR TEACHING CHEMISTRY
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n2-556
ISSN2525-8761
AutoresDébora Gomes Azevedo, Ana Clara Hollanda Fernandes, Beatriz Paiva Santos, Letícia Santos Silva, Andréa Aparecida Ribeiro Alves, Lígia Maria Mendonça Vieira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente trabalho tem o intuito de apresentar o projeto desenvolvido no Programa Pibid, bem como as atividades realizadas, no ano de 2019, em sala de aula, cujo público alvo eram os discentes do Ensino Médio de um colégio da rede Estadual de ensino. Este material deu enfoque aos problemas socioambientais da cidade de Volta Redonda, localizada no estado do Rio de Janeiro, uma vez que as informações veiculadas na mídia divulgam casos de agravamento da saúde pública causados pela poluição atmosférica gerada, principalmente, pelos poluentes e particulados oriundos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O objetivo geral consistiu em desenvolver os conteúdos de química do 3º ano do Ensino Médio através da temática Poluição atmosférica, e a discussão sobre o tema foi realizada por meio de apresentação de slides com introdução ao tema, conversas informais, resolução de listas de exercícios, elaboração de cartazes e uso de dois experimentos: chuva ácida e simulador de pulmão fumante. Os experimentos foram realizados com materiais de baixo custo e fácil aquisição, e buscavam debater, respectivamente, os subtemas de Chuva ácida e sua relação com a fauna e flora; Poluição de interiores e suas consequências para a saúde. As atividades mencionadas foram elaboradas e construídas com os discentes, ao longo dos 3 primeiros bimestres, buscando as relações de causa e consequência no que tange o tema poluição atmosférica, assim como conceitos químicos envolvidos, para utilizá-los na Feira de Ciências do 4º bimestre do ano letivo. Partindo da pedagogia crítico-social dos conteúdos proposto por Libâneo, as atividades de conscientização ambiental visavam aguçar o pensamento crítico e instigar os discentes a tomadas de decisão mais cidadã, apresentando-lhes os conhecimentos necessários, não somente de Química, mas de caráter interdisciplinar a fim de proporcionar uma Educação mais abrangente.
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