Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Inteligência artificial e virtualização em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/etd.v23i1.8656150

ISSN

1676-2592

Autores

Sanval Ebert de Freitas Santos, Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Ingrid Winkler,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Dentre as tecnologias que a transformação digital apresenta, a Inteligência Artificial (IA) e a Virtualização estão entre as que mais impactam as relações sociais e de produção em diversas áreas, tais como finanças, varejo, mobilidade, saúde e educação. Nesta última se destacam os ambientes virtuais que são utilizados como ferramenta didática nas relações de ensino e aprendizagem. Este artigo tem o objetivo de discutir as técnicas de inteligência artificial e virtualização incorporadas em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs) a partir da descrição do surgimento da ferramenta, seguindo pela evolução frente aos desafios e perspectivas tecnológicas de ensino na educação online, seja na modalidade presencial, semipresencial ou à distância. Para tanto, será apresentado uma linha de evolução estruturada a partir de uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva, fundamentada por artigos científicos que discutem a temática e relaciona os aspectos didáticos e tecnológicos enfatizando a concepção, aplicação e desafios da arte de ensinar através de ciberespaços como os ambientes virtuais. Por fim se conceitua e discute as técnicas de inteligência artificial e virtualização, bem como sua incorporação em ambientes virtuais e relevância no processo de inovação das relações de ensino e aprendizagem.

Referência(s)