
Fatores que influenciam a prática do consumo colaborativo: uma revisão sistemática
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.51359/1679-1827.2020.249438
ISSN1679-1827
AutoresMaria Eduarda Pedrosa Sales, Ângela Cristina Rocha de Souza, Maria Iraê de Souza Corrêa, Ionete Cavalcanti de Moraes,
Tópico(s)Digital Platforms and Economics
ResumoO objetivo da pesquisa foi realizar uma revisão sistemática da literatura acadêmica brasileira sobre fatores que influenciam o consumidor a praticar o consumo colaborativo. Os resultados mostram que a principal motivação para a prática do consumo colaborativo é o fator ambiental, que contribui para o consumo consciente e evita o desperdício de recursos. Já em relação aos riscos, podemos evidenciar que a falta de confiança em relação ao compartilhamento com desconhecidos e o risco de perda de recursos monetários foram os mais mencionados pelos autores. Por fim, identificamos que o principal benefício associado pelos consumidores ao consumo colaborativo é o econômico, que engloba: ajuda financeira, economia de dinheiro e diminuição de custos. Concluímos que os motivos, benefícios e riscos identificados nesta revisão sistemática da literatura acadêmica brasileira correspondem àqueles apontados na literatura sobre consumo colaborativo.
Referência(s)