Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Fatores que influenciam a prática do consumo colaborativo: uma revisão sistemática

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51359/1679-1827.2020.249438

ISSN

1679-1827

Autores

Maria Eduarda Pedrosa Sales, Ângela Cristina Rocha de Souza, Maria Iraê de Souza Corrêa, Ionete Cavalcanti de Moraes,

Tópico(s)

Digital Platforms and Economics

Resumo

O objetivo da pesquisa foi realizar uma revisão sistemática da literatura acadêmica brasileira sobre fatores que influenciam o consumidor a praticar o consumo colaborativo. Os resultados mostram que a principal motivação para a prática do consumo colaborativo é o fator ambiental, que contribui para o consumo consciente e evita o desperdício de recursos. Já em relação aos riscos, podemos evidenciar que a falta de confiança em relação ao compartilhamento com desconhecidos e o risco de perda de recursos monetários foram os mais mencionados pelos autores. Por fim, identificamos que o principal benefício associado pelos consumidores ao consumo colaborativo é o econômico, que engloba: ajuda financeira, economia de dinheiro e diminuição de custos. Concluímos que os motivos, benefícios e riscos identificados nesta revisão sistemática da literatura acadêmica brasileira correspondem àqueles apontados na literatura sobre consumo colaborativo.

Referência(s)