
Harry Potter como recurso didático para o ensino da Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985)
2021; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português
10.25247/hu.2021.v8n15.p117-138
ISSN2359-2370
AutoresRoberto Radünz, Victória Zanela,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoA série Harry Potter consolidou-se como fenômeno literário e cinematográfico. Os livros e filmes nos apresentam um mundo que existe paralelamente ao real, um mundo bruxo com seus próprios costumes e estruturas. Na ficção escrita por J.K. Rowling, o mundo bruxo passa pelo processo de criação de um governo ditatorial que se assemelha às experiências reais da História do Brasil ocorridas no período de 1964 a 1985, isto é, quando o país viveu a Ditadura Civil-Militar. O tema em questão dialoga com a História do Tempo Presente e os debates já bastante consolidados a respeito do uso do cinema em sala de aula. O presente trabalho busca analisar as semelhanças referidas acima, a fim de utilizá-las como recurso didático nas aulas de História. Além da análise de semelhanças e diferenças entre ficção e realidade, serão abordadas algumas sugestões que poderão ser amplificadas pelos professores para sua utilização em sala de aula no ensino básico.
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