
Indicadores de alfabetização científica em museu de Ciências: uma exposição em análise
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Inglês
ISSN
2447-5777
AutoresCláudia Celeste Schuindt, Camila Silveira da Silva, Leonir Lorenzetti,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente trabalho analisa uma exposicao museal na perspectiva da Alfabetizacao Cientifica. A pesquisa e qualitativa do tipo hermeneutica, cujo corpus foi um recorte da exposicao Movimente-se: A Fisica dos esportes, do Museu Ciencia e Vida. Foi investigada, por meio da observacao, anotacoes em campo e o registro fotografico, a presenca dos Indicadores de Alfabetizacao Cientifica, sejam eles: a) producao de conhecimento; b) interface social; c) institucional; e d) estetico/afetivo/cognitivo. Os dados foram analisados segundo a perspectiva da ferramenta teorico-metodologica “Indicadores de Alfabetizacao Cientifica” utilizando os procedimentos da Analise de Conteudo. A partir dos resultados pode-se verificar que ha predominância do indicador estetico/afetivo/cognitivo, com destaque para a interacao entre os visitantes e o envolvimento com a exposicao, em detrimento do indicador institucional. Este resultado aponta que um ambiente interativo promove a aprendizagem de maneira inovadora. Entretanto, a interacao fisica nao deve se resumir ao “reducionismo experimentalista”, devendo incutir valores e objetivos educacionais. Salientamos que a ausencia dos demais indicadores desfavorece as discussoes sobre os aspectos politicos, cientificos e culturais relacionados a instituicao, contrariando os pressupostos da Alfabetizacao Cientifica. Reforcamos que os Museus de Ciencias devem definir, com clareza, acoes que ampliem o processo de Alfabetizacao Cientifica em seus espacos. Palavras-chave: Alfabetizacao Cientifica. Museus de Ciencias. Educacao museal. Indicators of scientific literacy in Science museum: an exhibition in analysis Abstract The present work seeks to analyze a museum exhibition from the perspective of scientific literacy. The research is qualitative of the hermeneutic type, whose corpus was a part of the exhibition Move yourself: Sports Physics, from the Science and Life Museum. The presence of Scientific Literacy Indicators was analyzed whether they are: a) knowledge production; b) social interface; c) institutional; and d) aesthetic/affective/cognitive, through observation, field notes and photographic record. The data were analyzed according to the perspective of the theoretical-methodological tool “Indicators of Scientific Literacy” using the procedures of Content Analysis. From the results it was verified that there is a predominance of the aesthetic/affective/cognitive indicator, as it highlights the interaction between visitors and the involvement with the exhibition, to the detriment of the other indicators. These results point out that an interactive environment promotes learning in an innovative way. However, physical interaction should not be reduced to “experimental reductionism” but should instill educational values and goals. We emphasize that the absence of institutional indicators favors discussions about political, scientific and cultural aspects related to the institution, which contradicts the assumptions of Scientific Literacy, we reinforce that Science Museums have define actions that expand the process of Scientific Literacy. Keywords: Scientific Literacy. Science Museums. Museal Education.
Referência(s)