
O jogo das emoções
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35699/2526-4494.2020.29580
ISSN2526-4494
AutoresCristiane Mafacioli Carvalho, Ciro Götz,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste estudo apresenta a análise de discurso das estratégias utilizadas pelo narrador da Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardin, para referenciar ou aludir aos patrocinadores da equipe esportiva da emissora, durante o jogo Brasil e Costa Rica, pela Copa do Mundo da Rússia de 2018, apesar das limitações comerciais determinadas pela FIFA. O seguinte artigo reflete sob a ótica do autor francês Patrick Charaudeau (2010), a partir dos conceitos de sujeitos de linguagem e visadas discursivas, compreendidos no âmbito do rádio como encenação, e pela perspectiva da autora Maria Lília Dias de Castro (2008), acercadas práticas do embaralhamento do discurso promocional. Para melhor compreender o contexto discursivo e suas opções estratégicas, o estudo executar uma análise comparativa com outra narração realizada por Denardin, a partir do texto discursivo da disputa da final da Recopa Sul-Americana, entre Grêmio e Independiente, um tipo de torneio em que não se limita a exposição de apoiadores.
Referência(s)