Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Química do Ensino Médio Técnico e Enem: Uma comparação curricular

2021; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/comparacao-curricular

ISSN

2448-0959

Autores

Julia Santana Gortz, Salvador Rodrigues Taty, Amanda Alves Fecury, Carla Viana Dendasck, Euzébio de Oliveira, Cláudio Alberto Gellis de Mattos Dias,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação constituída por uma redação e por questões de múltipla escolha. Esta avalição tem como objetivo mensurar os conhecimentos adquiridos ao longo do Ensino Médio. O objetivo deste artigo é comparar o conteúdo das questões do componente Química do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2014 a 2018 com o conteúdo curricular do curso técnico de química do Instituto Federal do Amapá (IFAP). pesquisa foi realizada utilizando questões de química do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) retiradas do programa (software) Super professor. O conteúdo ensinado nos três anos do curso técnico em química do Instituto Federal do Amapá (IFAP) atende o requisitado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A carga horária também é suficiente para o desenvolvimento das disciplinas básicas e técnicas. A análise de conteúdo demonstra que, por ser um curso técnico, disponibiliza conhecimento aprofundado, o que aumenta o subsídio para realização do ENEM. Este conteúdo é formado por teoria e também por uma grande experiência pratica (laboratorial). O conhecimento prático auxilia enormemente a fixação do aprendizado e propicia conhecimento para discutir os conteúdos.

Referência(s)