
Internet das Coisas: Utilização do Arduino para o combate ao desperdício elétrico no IFMA Campus São João dos Patos
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i3.5794
ISSN2525-3409
AutoresAntónio Marques dos Santos, Gautama Silva Santos, Abílio Soares Coelho,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoAs despesas com energia elétrica em 2015 comprometeram 11,83% do orçamento, o equivalente a R$ 201 758,40 do orçamento do IFMA São João dos Patos que foi da ordem de R$ 2 611 847,51. Fazer o monitoramento eficiente destes custos pode resultar em uma economia significativa no consumo de energia elétrica e na contenção de gastos. O ponto de partida para o desenvolvimento do projeto foi o auto custo das contas de energia elétrica no campus, ocasionado pelo desperdício enérgico, tendo como principal fator o uso inadequado dos aparelhos de ar condicionado, pois verificou-se que estes permanecem ligados desnecessariamente contribuindo para o aumento do consumo elétrico e, consequentemente, a elevação no valor da conta de energia. Não há como saber quais unidades estão em uso ou obter informações com relação à temperatura ambiente. Outro fator que contribui para o agravamento desse problema é a permanência de lâmpadas acesas quando não está acontecendo atividade pedagógica naquele ambiente. Isto ocorre devido ao campus dispor de um único servidor para desempenhar a função de ligar/desligar estes aparelhos. O foco deste trabalho é o desenvolvimento e implantação de uma central de automação de baixo custo, a partir da interação entre uma placa Arduino Uno e um shield ethernet controlada remotamente via internet. Para tanto, foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis (celular, tablet) que utilizem o sistema operacional Android para controlar todas as funções dos aparelhos de ar condicionado do IFMA de São João dos Patos. O Aplicativo escolhido para desenvolver o App foi o TouchOSC que utiliza o protocolo TCP/IP para receber e enviar informações entre o Arduino e o dispositivo móvel. Outra razão que levou a escolha desse App foi o fato dele apresenta uma interface gráfica amigável e por não exigir conhecimento em programação JAVA para desenvolver o aplicativo. As mensagens serão enviadas através da comunicação wi-fi permitindo o acionamento dos ar condicionados de qualquer lugar do mundo. Para o desenvolvimento do aplicativo foi utilizado as linguagens Processing e C++.
Referência(s)