EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RESSIGNIFICAR DA FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

2017; Volume: 2; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2525-4812

Autores

Maria Bárbara da Costa Cardoso, Salomão Mufarrej Hage,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A Educacao de Jovens e Adultos (EJA) no territorio do campo (ilhas, estradas e ramais) de Abaetetuba/Para5 e constituida por sujeitos da Amazonia em suas especificidades de ribeirinhos e quilombolas, que por diversos motivos nao tiveram acesso a escola na idade certa. Considerando-se o contexto vivenciado por esses sujeitos, se faz necessario ressignificar a pratica pedagogica dos docentes da EJA. Como se da a formacao do professor para atuar nesta modalidade de ensino? Como metodologia utilizou-se a linha da pesquisa qualitativa por meio da pesquisa bibliografica tendo como referencia Freire (1987; 1993; 1996); Silva (1999); Candau (2008); Tardif (2002); e dados de documentos da EJA. Como resultado apresenta- -se, primeiro, a discussao sobre os educadores e educandos da EJA em processo de formacao na educacao da Amazonia. Em seguida, aborda-se o curriculo com enfase na educacao libertadora e na interculturalidade. Portanto, ressignificar o curriculo e a formacao docente e pertinente para se efetivar uma educacao voltada ao respeito cultural marcada na vivencia de identidades desses sujeitos.

Referência(s)