
Ambidestralidade organizacional em instituições de ensino superior: proposição de estágios evolutivos de ambidestria
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5902/1983465934927
ISSN1983-4659
AutoresJuliano Lima Soares, Dálcio Roberto dos Reis,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoObjetivo – O objetivo geral da pesquisa foi propor estágios evolutivos da ambidestralidade organizacional.Design/Metodologia/abordagem – A metodologia da pesquisa é classificada como um estudo exploratório e descritivo, cujo método de coleta de dados foi através de questionário, a amostra foi censitária por adesão, de uma população de 110 instituições de ensino superior (IES), participaram da pesquisa 79 instituições de ensino, distribuídos em todo território brasileiro e os respondentes da pesquisa foram os reitores ou diretores geraisResultados – Destaca-se que as IES fazem parte do mesmo grupo econômico, e mesmo que 96% dos casos foram classificados como organizações ambidestras e houve uma grande dispersão entre elas, sugerindo heterogeneidade entre os casos investigados.Originalidade – Com os achados, levantou-se a proposição da existência de diferentes níveis da ambidestralidade, a esse fenômeno, de forma preliminar, foi chamado de Grau de Maturidade da Ambidestralidade Organizacional.
Referência(s)