Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análise da cidade de Natal/RN como Destino Turístico Inteligente a partir do modelo INVAT.TUR

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29149/mtr.v6i1.6413

ISSN

2525-8176

Autores

Daene Silva de Morais Lima, Luiz Mendes Filho, Cynthia Harumy Watanabe Corrêa, Verônica Feder Mayer,

Tópico(s)

Sharing Economy and Platforms

Resumo

Com a proposta de alavancar a atividade turística, o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vem colaborando no desenvolvimento do conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI). Nesse contexto, este estudo analisou os aspectos da cidade de Natal (Rio Grande do Norte) como um DTI. Para alcançar o objetivo da pesquisa foi utilizado o modelo espanhol da Comunidade Valenciana, o INVAT.TUR, que apresenta indicadores como: Governança; Sustentabilidade; Acessibilidade; Conectividade e Sensorização; Sistema de Informação; e Inovação. No que tange aos meios de investigação, mediante um roteiro semiestruturado, a pesquisa realizou entrevista com dez gestores públicos e privados, relacionados com a atividade turística em Natal. A pesquisa é de caráter descritiva e exploratória e com abordagem qualitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo. Para auxiliar na análise dos dados, utilizou-se o software NVIVO. De acordo com os dados examinados na pesquisa e baseado no modelo INVAT.TUR, Natal encontra-se na fase embrionária como DTI. Na visão dos gestores entrevistados, apesar do elevado potencial turístico, a ausência de estratégias e ações retardam o avanço do destino. Concluiu-se, portanto, que Natal se encontra num nível abaixo do que se espera de um DTI, sendo necessárias estratégias para impulsionar o desenvolvimento do destino, por meio de um planejamento participativo com os diversos atores da cadeia produtiva do turismo. Agradecimento especial à CAPES e CNPq, órgãos de fomento, pelos recursos obtidos com o Edital Universal CNPq 01/2016 e uma bolsa de mestrado CAPES.

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