Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Cena e obsceno em O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues

2020; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15448/1983-4276.2020.2.36995

ISSN

1983-4276

Autores

Jonatas Aparecido Guimarães,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este artigo propõe uma análise da peça O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues, sob a ótica dos conceitos de cena e de obscenidade. Essa peça se estrutura em torno de um escândalo causado pelo fato de o personagem Arandir beijar um homem que agonizava no asfalto após ser atropelado, o que feria os códigos morais instituídos à época. Contudo, observa-se que, na peça, esse escândalo não está relacionado apenas com a transgressão moral, mas principalmente com a própria encenação. Nesse sentido, nota-se que a peça agencia diversas encenações, as quais são apresentadas como elementos constituintes da ordem social. Assim, a obscenidade advinda das diversas encenações que se sobrepõem parecem colocar em jogo o fato de se estar dentro/fora de cena, ou do acúmulo de representações.

Referência(s)