Artigo Revisado por pares

A SOCIOMETRIA E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM ENTRE PARES: UM ESTUDO DAS INTER-RELAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2358-8411

Autores

Elane Kreile Manhães, Gerson Tavares do Carmo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O resumo e elemento obrigatorio constituido de uma sequencia de frases objetivas, sintetizando o tema em questao, objetivo do estudo, a metodologia e as consideracoes finais a que se chegou Este trabalho trata de um ensaio teorico que propos observar as relacoes estabelecidas entre pares de estudantes de um curso tecnico integrado a Educacao de Jovens e Adultos (EJA) e perseguir a hipotese de que tais relacoes constituem uma pedra fundamental para a aprendizagem discente. No cerne da investigacao, o teste sociometrico prognostica o percurso da pesquisa, pois tal tecnica possibilita ao investigador observacoes a partir de um ângulo privilegiado, situado no proprio interior das relacoes, viabilizando, pois, uma analise de dentro do mundo abreviado de atracoes e rejeicoes entre pares. No percurso deste trabalho, para darmos maior visibilidade a sociometria, procuramos primeiramente enfatizar o historico e conceitos a ela ligados. Como segunda etapa de investigacao, aplicamos tal tecnica aos sujeitos da pesquisa e concluimos que o teste sociometrico opera como uma luneta para observar microrrelacoes estabelecidas em sala de aula, oferece informacoes significativas sobre a situacao do individuo em relacao aos seus pares e permite uma avaliacao de integracao socioemocional no grupo, seja ela conflitante ou em total harmonia. Nesse contexto, reconhecer a microestrutura social da sala de aula pode ser um caminho inicial da mobilizacao dos agentes institucionais em prol das mudancas necessarias ao favorecimento da aprendizagem.

Referência(s)