
EFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1413-2311.315.104396
ISSN1980-4164
AutoresLuiz Eduardo Couri Boueri, Jorge Brantes Ferreira, Roberto Pessoa de Queiroz Falcão,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoRESUMO O presente estudo buscou analisar os efeitos da satisfação, confiança e seus antecedentes na intenção de recompra online. A partir da teoria, são formuladas hipóteses dos construtos em relação à intenção de consumidores em recomprar online. As hipóteses foram testadas por meio de uma survey, a qual resultou em uma amostra de 250 indivíduos, cujo único requisito era já ter realizado compras online. Os dados coletados foram analisados via modelagem de equações estruturais, com a verificação de efeitos significativos em várias das hipóteses do estudo, tendo destaque para a confiança do consumidor, atuando como mediadora da relação entre os demais construtos e a intenção de recompra online. Cinco das nove hipóteses propostas se confirmaram, incluindo as relações entre: facilidade de uso e controle percebido, controle percebido sobre confiança, satisfação sobre confiança, benefícios percebidos sobre satisfação, e da confiança sobre intenção de recompra online.
Referência(s)