Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FILOSOFIA DIFERENÇA E PERFORMANCE ART RESSONÂNCIAS E RIZOMAS DO PERFORMER PROFESSOR

2021; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14210/contrapontos.v20n2.p412-427

ISSN

1984-7114

Autores

Cláudia Madruga Cunha, Leomar Peruzzo,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Neste artigo, aproximamos a filosofia de Gilles Deleuze e a deleuziana-guattariana, com o objetivo de buscar as ressonâncias filosofia diferença e arte da performance (GOLDBERG; GLUSBERG, COHEN) para fins de alcançar a análise de um processo de educação de professores no qual se fez sensibilização artística voltada aos professores de arte da cidade de Blumenau. Dividimos o texto em quatro abordagens: na primeira, tratamos das vizinhanças entre a filosofia de Gilles Deleuze e da performance arte; no segundo, desdobramos a relação estabelecida no primeiro percurso; no terceiro, apresentamos o “Rizoma” como prática metodológica performática; no último percurso, olhamos para as possibilidades de uma experiência em arte educação que quis desfazer de um corpo educado nos performers professores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX