
Dupla carreira: dilemas entre esporte e escola
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/jphyseduc.v31i1.3145
ISSN2448-2455
AutoresLeonardo Bernardes Silva de Melo, Hugo Paula Almeida da Rocha, Marcio Gabriel Romão, Wagner dos Santos, António Jorge Gonçalves Soares,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo analisa os modelos de conciliação das rotinas na dupla carreira, esportiva e escolar, no Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, com estudantes-atletas contemplados pelos resultados obtidos no ano de 2011. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa realizada por meio de questionário fechado aplicado a 131 atletas das modalidades de atletismo, judô e natação, sendo 64 do sexo feminino e 67 do masculino. Os resultados evidenciam que: 1) as diferentes modalidades esportivas exigem dos seus atletas tempo e dedicação distintos; 2) processo de iniciação nas três modalidades exigem diferentes formas de investimentos; 3) menor escolaridade dos pais e atletas do atletismo, assim como, classe social mais baixa. Diante dos obstáculos da dupla carreira, atletas, clube, escola e famílias passam adotar táticas de conciliação e mesmo burla dos programas de suporte à formação esportiva.
Referência(s)