
Discurso antivacina no YouTube: a mediação de influenciadores
2021; Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.29397/reciis.v15i1.2281
ISSN1981-6286
AutoresAntônio Marcos Pereira Brotas, Márcia Cristina Rocha Costa, Júnia Ortiz, Caio Costa Santos, Luisa Massarani,
Tópico(s)Misinformation and Its Impacts
ResumoEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o discurso antivacina em 14 vídeos mais relevantes no YouTube exibidos em 2018 e 2019, considerando a quantidade de visualizações, likes, dislikes e comentários. O estudo identifica argumentos e sentidos construídos pelos mediadores, a partir da perspectiva natural, que associa a vacina à ideia de veneno, riscos e morte; e da perspectiva política, que aciona liberdades individuais e planos de poder para redução populacional e lucro da big pharma. Na interseção entre as duas perspectivas, aspectos religiosos compõem a moldura dos discursos. A análise qualitativa e quantitativa aponta a necessidade de investir em estratégias de comunicação que esclareçam e desconstruam as informações falsas ou distorcidas disseminadas. Também sinaliza a importância de diálogo com um público descrente com instituições políticas, científicas e midiáticas, em que a ameaça de punição pela lei não é obstáculo para recusa ou hesitação vacinal.
Referência(s)