
Evasão escolar no Ensino Superior: uma revisão literária entre os anos de 2014 a 2020
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i3.13210
ISSN2525-3409
AutoresHenrique Rosário Carvalho Esteves, Carlos Alberto Dias, Ciro Meneses Santos, Agnaldo Keiti Higuchi,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO tema evasão escolar, tem sido objeto de estudo e debate de muitos pesquisadores nos últimos anos, pois este se caracteriza como um fenômeno escolar complexo, que representa prejuízos tanto para as instituições de ensino quanto para a sociedade. O presente artigo se trata de uma revisão de literatura que estuda os principais temas abordados nas publicações desta temática em periódicos nacionais, analisando o panorama teórico do construto do abandono escolar elaborado entre os anos de 2014 e 2020, procurando identificar os fatores que levaram a evasão escolar no Brasil neste período. Os resultados demonstram que as evasões se deram por multifatores, mas pôde-se perceber destaques nas questões internas no que tange às metodologias e modelos de gestão das instituições de ensino. Outros fatores preponderantes de questões externas às instituições são os problemas pessoais dos estudantes e a dificuldade destes em conciliar a carga horária de trabalho com os estudos.
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