Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O SILÊNCIO DA PEDRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O NADA, O SILÊNCIO E AS AUSÊNCIAS EM A PEDRA DO SONO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO:

2014; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Issue: 7 Linguagem: Inglês

ISSN

2236-7403

Autores

Fabiano Rodrigo da Silva Santos, Maria Clara Gonçalves,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta consideracoes sobre as relacoes entre o motivo das ausencias e a poetica da obra Pedra do Sono, de Joao Cabral de Melo Neto. Pedra do Sono, escrita entre 1940 e 1941 (publicada em 1942), e obra inaugural de Joao Cabral e se insere em sua producao como um livro singular. Em obras posteriores, o poeta buscou extrair o poema das “coisas concretas” do mundo visivel, criando, paradoxalmente, efeitos de abstracao. Em Pedra do Sono, contudo, o poema surge como um Fiat em meio as trevas, e toma o tecido da noite e do Nada como materia-prima. Por conta disso, o Nada e mais precisamente o silencio (a forma do Nada mais cambiavel com a poesia) surgem como motivos importantes, permeando toda a obra e ditando seu plano imagetico e suas reflexoes. Tais reflexoes orbitam, muitas vezes, em torno das possibilidades de criacao em meio as ausencias, gerando poemas autorreferentes, que aqui serao tomados como objetos de consideracoes sobre a poetica das ausencias na modernidade e seu impacto sobre a obra de Joao Cabral de Melo Neto. PALAVRAS-CHAVE: Joao Cabral de Melo Neto. Poetica da modernidade. Motivos das ausencias. ABSTRACT: This paper shows considerations on the relations between the absence´s motive and the poetics of Pedra do Sono, of Joao Cabral de Melo Neto. Pedra do Sono, writing between 1940 and 1941 (published in 1942), is the inaugural oeuvre of Joao Cabral de Melo Neto and its inserts in his work as a singular book. In later works, the poet sought to extract the poem of “concrete things” of the visible world, paradoxically, creating effects of abstraction. However, in Pedra do sono, the poem arises as a fiat between the darkness, and takes the texture of the night and the nothing as substance. Wherefore, the nothing, and especially the silence (the nothing´s form most permeable to the poetry) appears as important motive of Pedra do Sono, permeating all the oeuvre and leading its imaging plane and its reflections. These reflections often orbit around the possibilities of creation amid the absences, generating self-referential poems, which here will be subject to considerations on the poetics of absences in modernity and its impact on the work of Joao Cabral de Melo Neto. KEYWORDS: Joao Cabral de Melo Neto. Poetics of modernity. Motives of absences.

Referência(s)