Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

UTILIZAÇÃO DE LIVES COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA PELA COVID-19

2021; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 42; Linguagem: Português

10.1590/es.240176

ISSN

1678-4626

Autores

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Charliton José dos Santos Machado, Lia Machado Fiúza Fialho, Raquel do Nascimento Sabino,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

RESUMO Objetivou-se compreender a experiência formativa realizada por meio de lives, com a temática “educação em saúde”, durante o confinamento social imposto pela Covid-19. Desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que utilizou lives como veículo para a ação formativa. Realizaram-se nove lives: a maioria dos conteúdos educativos veiculados partiu da demanda do hospital e versava sobre o enfrentamento da Covid-19. Concluiu-se que as lives se apresentam como ferramentas importantes para operacionalizar a educação permanente em saúde, especialmente em contexto de pandemia, no entanto, elas excluem usuários do sistema público de saúde de maior vulnerabilidade social, que não possuem acesso à tecnologia móvel conectada à Internet.

Referência(s)