Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uma sequência didática com experimentação no ensino do efeito fotoelétrico

2020; Volume: 33; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/2595-4377.102470

ISSN

2595-4377

Autores

M. Sousa, Wladimir Ferreira Parente,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A Física Moderna e Contemporânea (FMC) está presente no cotidiano e graças aos seus avanços tecnológicos foram possíveis hoje temos aparelhos como smartphones, notebooks, GPS, etc. Devido à importância desse ramo da Física estar presente no cotidiano dos educandos, faz-se necessário, como se prevê na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a inserção desse ramo no ensino básico. Entretanto, muitas vezes essa nova Física é deixada de lado às vezes por despreparo por parte dos professores e às vezes por questões conteudistas no que tange os processos de vestibulares/ENEM. Sendo assim, este trabalho visou a implementação de uma sequência didática para o ensino de Física Moderna, em especial ao processo de quantização da energia e o efeito fotoelétrico, através de abordagens metodológicas ativas buscando dar significância aos conteúdos abordados para os discentes do ensino básico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX