
GEOGRAFIA, COMÉRCIO E CONSUMO: OS SUPERMERCADOS COMO TEMA GEOGRÁFICO / GEOGRAPHY, TRADE AND CONSUMPTION: SUPERMARKETS AS A GEOGRAPHICAL THEME
2020; departamento de geografia; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1516-9375
Autores Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoAs possibilidades de pesquisa no que concerne a geografia do comercio e do consumo sao extremamente amplas e diversas. Uma tematica ainda pouco explorada na literatura brasileira trata da dinâmica das redes varejistas representada pelos supermercados. Os supermercados adquiriram centralidade no modo de vida urbano devido sua importância enquanto espaco de consumo para compras de rotina e local preferencial e mandatorio para o abastecimento alimentar das familias. As redes varejistas de alimentos estao cada vez mais presentes em cidades de diferentes portes integrando o rural e o urbano a partir de uma intricada e complexa rede de producao. O presente artigo tem como objetivo perscrutar as redes de supermercados como um tema eminentemente geografico de modo a ressaltar uma triade analitica configurada pelo poder do capital varejista e o processo que tem sido denominado de supermercadizacao; as estrategias espaciais envolvendo os supermercados e as interacoes entre o urbano e o rural e, por fim, a governanca da rede agroalimentar e o papel dos supermercados.
Referência(s)