Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Analisando as percepções de professores sobre o racismo na educação

2020; Volume: 33; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/2595-4377.105415

ISSN

2595-4377

Autores

Eduarda Soares de Almeira, Victor Hugo Nedel Oliveira,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

O racismo é um assunto muito importante e delicado de se tratar em sala de aula. Esta é uma pesquisa que teve como objetivo principal de analisar o que os professores do 7º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS pensam sobre o racismo. Para atingir os objetivos propostos foi realizada a leitura de materiais selecionados e a aplicação de um questionário. Os resultados obtidos com a pesquisa evidenciaram que a maioria dos professores participantes era do gênero feminino, da etnia branca e residente em Porto Alegre. A totalidade dos sujeitos concorda plenamente com a afirmação de que “negros sofrem racismo todo o dia no Brasil”. A absoluta maioria dos sujeitos concorda com as afirmações “todos os negros sofrem racismo” e “os negros são o principal alvo de racismo no Brasil”. É possível considerar, portanto, que o racismo em suas múltiplas faces é notadamente percebido pelos professores que participaram da investigação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX