As dificuldades da educação digital durante a pandemia de COVID-19
2021; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/educacao-digital
ISSN2448-0959
AutoresVictor Hugo de Paula Flauzino, Jonas Magno dos Santos Cesário, Luana de Oliveira Hernandes, Daiana Moreira Gomes, Priscila Gramata da Silva Vitorino,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA presente pesquisa tem como objetivo descrever as dificuldades encontradas na educação digital durante a pandemia da COVID-19 e descrever a evolução da educação digital na Pandemia de COVID-19. A pesquisa é uma revisão bibliográfica de abordagem descritiva e qualitativa. Foi realizada nos Bancos de dados do Google Scholar e da SciELO (Scientific Electronic Library Online), com a seguinte pergunta de pesquisa: quais foram as dificuldades da educação digital na pandemia de COVID-19? Foram inclusos os artigos acadêmicos publicados entre 2016 á 2020, na língua portuguesa, disponíveis de forma gratuitos. Foram excluídos os artigos inferiores a 2016, resumos, periódicos que não contemplavam nenhum dos objetivos, que não respondessem à pergunta de pesquisa e artigos repetidos encontrados nas bases de dados citadas acima. A coleta dos periódicos foi realizada no mês de janeiro de 2021, no qual resultou em uma amostra final de 46 artigos. Com base na pesquisa, o ensino à distância é uma valiosa ferramenta que possibilita acesso a educação aos alunos de todo o mundo. As escolas precisam se adaptar a essas inovações de forma a fornecer aos professores novas estratégias de ensino usando as plataformas digitais. Em contrapartida, embora uma parcela da população tenha internet, smartphones, computadores e uma sala de aula silenciosa, o restante do Brasil não consegue comer nem três refeições por dia. Os professores também enfrentam o desafio de estarem devidamente capacitados para implementar essa nova modalidade de ensino. O EAD teve grande evolução durante a pandemia, as plataformas digitais estão dinâmicas e aproximam o aluno do professor, além de fornecer grande quantidade de material didático aos discentes.
Referência(s)