
A análise de conteúdo como metodologia nos periódicos Qualis-CAPES A1 no Ensino de Ciências
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i3.13378
ISSN2525-3409
AutoresFernanda Oliveira Lima, Mayra Alonço, Olga Maria Schimidt Ritter,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA metodologia de uma pesquisa explicita o caminho percorrido em um estudo. Neste sentido, pesquisamos as metodologias de análise empregadas em 677 artigos, de duas revistas Qualis-CAPES A1, visando identificar a uso da Análise de Conteúdo. As revistas investigadas foram “Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências” e “Ciência e Educação”, sendo que 145 artigos apresentaram o descritor “análise de conteúdo”. Destes artigos, analisamos a menção do descritor pela primeira vez no texto (título, resumo ou palavras-chave). Assim, empregando a análise de conteúdo, chegamos a duas categorias: “o mapeamento da Análise de Conteúdo em pesquisas no ensino de Ciências” e a categoria emergente “o rigor do referencial teórico no percurso metodológico da pesquisa”. Neste sentido, observamos que, a análise de conteúdo foi mencionada pela primeira vez no desenvolvimento do trabalho em 61,4% dos artigos. E como uma referência desta metodologia de análise, a Laurence Bardin foi citada em 76,1% dos artigos analisados.
Referência(s)