Artigo Acesso aberto Revisado por pares

DO JOGO AO E­SPORTS: ESPORTIVIZAÇÃO DO LEAGUE OF LEGENDS (LOL)

2021; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 91; Issue: I Linguagem: Português

10.16887/91.a1.15

ISSN

2412-2688

Autores

VINICIUS MOÇO PESSANHA, DIRCE MARIA CORRÊA DA SILVA,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente trabalho busca compreender a esportivização dos jogos eletrônicos, mostrando semelhanças e diferenças entre o jogo, o esporte e o e-sports. Esta pesquisa tem como objetivo compreender os jogos online, sua identificação como esporte e alguns conceitos como jogo, jogos eletrônicos, esportivização, esporte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva pois busca-se observar, analisar e interpretar o fato sem interferir sobre ele. Tendo a esportivização do jogo League Of Legends como orientador do trabalho, conclui-se que dentre as características apresentadas pelo e-sports é possível percebê-lo como esporte apesar de ter surgido do jogo e como instrumento de lazer. Como e-sports, possui campeonatos específicos e entidade representativa (confederação). Conclui-se ainda que existe demanda de profissional de educação física na equipe multidisciplinar que acompanha as equipes de League Of Legends considerando tanto a preparação física e preventiva de comorbidades pelo tempo excessivo numa mesma posição corporal quanto na preparação técnica de ações táticas e estratégicas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX