Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DOIS CAMINHOS, VÁRIAS CHEGADAS

2021; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p379-398

ISSN

2179-3948

Autores

Maria Inês Batista Campos, Luciana Taraborelli, Viviane Mendes Leite,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo apresenta duas propostas de leitura do texto literário com foco na formação leitora crítica do estudante de escola pública do ensino fundamental - anos finais. As propostas fizeram parte de pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Rede Nacional da Universidade de São Paulo. A fundamentação teórica baseia-se no conceito bakhtinano de gênero (2003; 2017), no direito à Literatura, Candido (2013); no letramento literário, Cosson (2018). A leitura de diferentes capas do livro A Ilha do Tesouro, de Stevenson, adaptada em quadrinhos; e a leitura e escrita de poemas mostram a importância Literatura na formação leitora discente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX