COMUNIDADE DE FÃS COMO COMUNIDADES DE CONSUMO: DIN MICAS DE PROMOÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA ARIANA GRANDE E SEU FANDOM NA ERA THANK U, NEXT (2019)
2020; Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas; Volume: 22; Issue: 30 Linguagem: Português
ISSN
2447-6978
AutoresBruno Henrique Fernandes de Almeida, Gustavo Souza Santos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoAs dinâmicas de consumo contemporâneas se complexificaram a partir de duas perspectivas: o objeto do consumo e o comportamento do consumidor. Quanto ao objeto de consumo, o publico tem explorado mais do que produtos e servicos oferecem, mas valores, experiencias e visoes de mundo integradas ao consumo. Quanto ao comportamento, os consumidores tem protagonizado suas demandas e formado comunidade em torno dos objetos de consumo. Essa dinâmica se reflete tambem na industria musical, sobretudo a partir das comunidades de fas. Refletiu-se aqui como a comunidade de fas se constitui uma comunidade de consumo e uma comunidade promocional dos objetos de consumo no contexto musical. Objetivou-se, portanto, analisar a promocao da imagem e dos trabalhos da cantora Ariana Grande entre seus fas, a partir da era Thank U, Next, album lancado em 2019, considerando as dinâmicas de consumo e coletividade de fas entre artistas e as ambiencias digitais. A metodologia contemplou um estudo de caso de aporte documental tendo por corpus interacoes de usuarios na rede social Twitter tendo por recorte o lancamento do referido album e hashtags relacionadas.
Referência(s)