Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um estudo qualitativo sobre o papel da Instrução com Foco na Forma na aprendizagem dos clíticos do espanhol por brasileiros

2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 41; Issue: 5 Linguagem: Português

10.23925/2318-7115.2020v41i5a10

ISSN

2318-7115

Autores

Gisele Benck de Moraes, Mariane Rocha Silveira,

Tópico(s)

Linguistic Studies and Language Acquisition

Resumo

O objetivo neste estudo foi analisar a importância da Instrução com Foco na Forma (doravante IFF) na aprendizagem dos pronomes clíticos acusativos de uma nova língua, especificamente de língua espanhola. Como base teórica, partimos dos conceitos teóricos de Spada (1997), Ellis (2001) e Dekeyser (2003) relacionados à IFF, tais como instrução explícita e implícita, foco na forma planejado e incidental, entre outras definições. Os dados foram coletados, a partir de uma entrevista narrativa escrita, em uma turma de alunos de Letras de uma universidade privada no Sul do Brasil. As respostas dos participantes evidenciaram a relevância da intervenção pedagógica e da IFF, principalmente da instrução explícita, para a aprendizagem da língua-alvo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX