
Um estudo qualitativo sobre o papel da Instrução com Foco na Forma na aprendizagem dos clíticos do espanhol por brasileiros
2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 41; Issue: 5 Linguagem: Português
10.23925/2318-7115.2020v41i5a10
ISSN2318-7115
AutoresGisele Benck de Moraes, Mariane Rocha Silveira,
Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoO objetivo neste estudo foi analisar a importância da Instrução com Foco na Forma (doravante IFF) na aprendizagem dos pronomes clíticos acusativos de uma nova língua, especificamente de língua espanhola. Como base teórica, partimos dos conceitos teóricos de Spada (1997), Ellis (2001) e Dekeyser (2003) relacionados à IFF, tais como instrução explícita e implícita, foco na forma planejado e incidental, entre outras definições. Os dados foram coletados, a partir de uma entrevista narrativa escrita, em uma turma de alunos de Letras de uma universidade privada no Sul do Brasil. As respostas dos participantes evidenciaram a relevância da intervenção pedagógica e da IFF, principalmente da instrução explícita, para a aprendizagem da língua-alvo.
Referência(s)