História da Matemática na Educação Básica: Uma experiência de ensino de equação quadrática
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2594-9233
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO trabalho apresenta uma experiencia de ensino de equacao quadratica desenvolvida em uma escola, em Santana, Estado do Amapa. Coletamos os dados no 2 o semestre de 2018 com base em pesquisa bibliografica e qualitativa. Tambem ofertamos uma oficina abordando tres metodos para resolver equacao do 2 o grau para trinta e dois estudantes do ensino medio. Para escrever o artigo que relata uma experiencia escolar, usamos o metodo descritivo. Os metodos de Completar o Quadrado, de Construcao Geometrica e da Formula Geral motivaram os estudantes em querer saber mais sobre a historia da algebra e a disseminar a ideia de que a formula geral nao foi inventada por apenas um matematico. Os estudantes gostaram do metodo de construcao geometrica do livro de Agnesi (1748) e que neste artigo, o citamos com base em Trindade et al. (2017). O resultado sugere que para criar uma sequencia didatica de equacao quadratica, o professor deve pesquisar livros e artigos com foco em historia da matematica. Alem de estudar os livros didaticos para elaborar seus textos, visando nao reproduzir um conteudo resumido e descontextualizado na sala de aula.
Referência(s)