O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO COMO INCLUSÃO POR MEIO DO TEATRO DE SOMBRAS COM BONECOS
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2358-8411
AutoresAna Carolina Fernandes Berto, Fabiano Pereira da Silva,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO presente trabalho tem o objetivo de compartilhar uma experiencia realizada no curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense. A partir dessa experiencia, nosso trabalho propoe praticas artisticas em sala de aula usando as TIC para contribuir no processo de inclusao de alunos surdos. O trabalho expoe como a arte milenar do teatro de sombras com bonecos pode se aglutinar com novas configuracoes tecnologicas na educacao para o ensino das artes. Em nossa experiencia, esta pratica artistica foi filmada e colocada no YouTube , tendo como resultado uma animacao em 2D. Desenvolvemos desde a confeccao de bonecos ate tecnicas de animacao. Um projeto interdisciplinar que une diversos saberes da arte e coloca o discente praticante frente a frente com as novas tecnologias na educacao. Assim, nossa proposicao busca contribuir para o pensar artistico na educacao envolvendo a integracao entre alunos surdos e ouvintes na mesma pratica.
Referência(s)