Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aspirações e fracassos da narrativa contemporânea em um romance de Roman Ehrlich

2021; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 24; Issue: 43 Linguagem: Português

10.11606/1982-88372443167

ISSN

1982-8837

Autores

Valéria Sabrina Pereira,

Tópico(s)

Shakespeare, Adaptation, and Literary Criticism

Resumo

Em seu último romance, Die fürchterlichen Tage des schrecklichen Grauens (Os pavorosos dias do Espantoso Horror), Roman Ehrlich apresenta a trajetória de um grupo de pessoas que almeja produzir um filme de terror inovador que retrate todos os medos da atualidade. Ao mesmo tempo que não rejeitam a inspiração dos mais diversos filmes do gênero, incluindo o trash, os envolvidos acreditam poder produzir uma obra vanguardista de destacada qualidade artística. Tão claro quanto o futuro fracasso do projeto, está o jogo de vaidades e inseguranças que movimenta o grupo, assim como a completa ausência das pretensas qualidades artísticas. Com base nas teorias de Andreas Huyssen sobre o pós-moderno, Bourdieu sobre o valor da arte, e Boris Groys sobre o novo, este artigo visa discutir como ambições artísticas mal fundamentadas produzem o efeito de vazio trabalhado no romance de Roman Ehrlich.

Referência(s)